segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Vou dar uma de analista político:

Eleições em pelotas tiveram vários momentos bastante interessantes.
A dificuldade do prefeito Fetter de ter um candidato natural para sua sucessão. Pensou em Fabrício seu vice mas não deu, apareceu um vídeo investigativo e ele desistiu.  Macluf do mesmo partido, ele não gosta, não convidou. Eduardo que como vereador colocou-se como oposição em vários momentos no seu governo não era querido. Chiarelli foi convidado a não lançar candidatura, mas mesmo assim entrou.
No final apoiou dois candidatos: Chiarelli e Eduardo.

No primeiro turno Jurandir foi o destaque mesmo não passando para o segundo e como Marina Silva, na época candidata a presidenta não apoiou ninguém. Terá o mesmo caminho de Marina, esquecimento político. Em eleição tem que mostrar a cara, em Pelotas os dois candidatos Eduardo e Marroni não eram tão ruins que não merecesse o seu apoio.

Eduardo como não recebeu apoio direto de Fetter, deixou ele de escanteio, não apareceu em nenhum vídeo na propaganda política, mas sabia que não poderia desconsiderar a força que Fetter tem com eleitorado mais tradicional e que muitas vezes decidi eleições. Para isto usou a seguinte estratégia:" vou seguir as coisas boas do atual governo e mudar aquilo que não esta funcionado." 
Durante o último debate, Eduardo soube expor de forma não agressiva as suas ideias e usar da postura corporal, gesticulando preenchendo o espaço dando maior visibilidade na apresentação do seu projeto, por que meus amigos "o corpo fala". Como advogado tem o traquejo da oratória. Se deu bem.

Marroni segue uma tendência que se viu em São paulo e Salvador-Ba, a rejeição a candidato que se reapresenta e que já perdeu tantas vezes, veja exemplo de Serra e Pelegrino(Salvador-Ba), e em eleição disputada com segundo turno para que tem rejeição alta é fadado a derrota. Marroni no último debate se apresentou muito encaixotado, duro, os movimentos eram somente da boca, e isto na eleição é negativo basta ver o exemplo de Haddad em São Paulo que fez curso de postura, isto não decide eleição, mas ajuda companheiros.

Eduardo Leite e a vice Paula Mascarenhas falaram sobre os projetos para a cidade de Pelotas (Foto: Felipe Truda/G1)
Para concluir Eduardo ganhou de forma incontestável foi vitorioso em todas as zonas eleitorais, é jovem faz parte de um partido que quer renovação interna e procura uma alternativa fora do eixo Paulista e Mineiro. Aécio Neves, esteve aqui e vislumbra em Eduardo uma forte figura política  para o  PSDB em um futuro não distante. Eduardo tem condições,vamos ver se coloca em prática o saber e o entender de administrar.
Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário